segunda-feira, 13 de julho de 2009

Willkommen, bienvenue, welcome!

Fala,

Qual a vantagem de ficar sentado sozinho, em seu quarto? Venha ouvir uma música!
Quando a gente saiu do cinema, as estrelas estavam brilhando. Agora o leiteiro já está chegando, é tarde pra dizer boa noite, e eu adoro jazz! Afinal, você é a mina que eu quero! Você é tudo que eu preciso, de verdade!
Mas, me fala mais, fala mais: você conseguiu chegar até onde? Ele tinha um carro?

Não entendeu nada? Nem de longe?
O nome Bob Fosse diz alguma coisa? Se eu digo Gene, você responde Kelly ou DNA?
Tá explicado...

Ok, last chance. Vou separar as frases, e no original, em inglês. Eu concordo que traduzir foi sacanagem...

What good is sitting alone in your room? Come, hear the music play...

When we left the movie show the stars were shining bright, now the milkman is on his way, it's late to say good night...

I love that jazz!

You're the one that I want, ho ho ho, yeah... you're what I need, oh yes indeed...

Tell me more, tell me more, did you get very far! Tell me more, tell me more, like does he have a car?

São trechos de músicas, na verdade, de musicais famosos.
Estes últimos dias, me bateu uma vontade de rever os musicais que me acompanham desde sempre. Sou aficcionado por musicais da broadway e de Hollywood! Os antigos, não esses tipo High School Musical, Hanna Montana e afins. Nada contra, mesmo porque eu nem me dei ao trabalho de assistir essa safra nova. Eu digo musicais tipo Cabaret, All That Jazz, Cantando na Chuva, etc.

Esses!

São clássicos, mesmo que um monte de gente torça o nariz. Aliás, eu até entendia antigamente um pessoal que reclamava que não entendia a "cantoria", por isso achava chato e desistia de ver. Mas, agora, o DVD tem legenda de todas as músicas, e não tem desculpa. É o seguinte: se você gostar de música e dança, vai gostar dos filmes.


Posso dar uma sugestão? Cabaret, com a Liza Minelli. Coreografias do Bob Fosse (aquele, que eu citei ainda agora...) em sequencias memoráveis. Só a de abertura,Willkommen, já vale o filme. Willkommen, Cabaret, The money song, Maybe this time. Músicas e momentos memoráveis da história do cinema. E a Liza tá super-gatinha, o filme é de 1972.


Ok, 1972 tá muito longe? Chicago, então. A ação se passa na época dos Gângsters, nos EUA, mas o filme é bem recente. Com coreografias do Rob Marshall, e um elenco de estrelas: Catherine Zeta Jones, Renée Zellweger, Richard Gere e Queen Latifah. O número de abertura é animal, dá vontade de se mandar pra um cabaret de jazz da década de 30!


E se nenhum desses dois animar, uma última tentativa. A loucura visual-auditiva de Moulin Rouge, um amor em vermelho; história de amor ambientada na Paris dos anos 20, a belle epoque, com colagem de músicas contemporâneas. A cena do Elefante é fantástica. E o gordão cantando Like a Virgin, da Madonna? Não tem como não gostar...


Claro que sempre vai ter gente que vai preferir o Zac Efron e a Vanessa Hudgens ao Gene Kelly e Debbie Reynolds. Mas gosto não se discute.

Se lamenta...

"Willkommen, bienvenue, welcome!
Fremde, etranger, stranger.
Gluklich zu sehen, je suis enchante,
Happy to see you, bleibe, reste, stay.

Willkommen, bienvenue, welcome
Im Cabaret, au Cabaret, to Cabaret"

PS: Falando em musicais, acho que todo mundo conhece Grease, com o John Travolta. Mas e Grease2, o ano seguinte? E dá pra reconhecer a atriz principal no cartaz aqui embaixo? Michele Pfeifer... é, garota... esse ela preferiu esquecer. Eu vi, é ruinzinho MESMO!!

Nenhum comentário: