quinta-feira, 23 de abril de 2009

Meu caro Marquês!


Começou ontem a temporada de Justine, texto do Marquês de Sade, encenado pelo grupo Os Satyros, aqui em Sampa.
Meu véio,
é pauleira!
A peça "fecha" a chamada "Trilogia Libertina", e, apesar de ser considerada menos punk que "Filosofia na Alcova" e "120 dias de Sodoma", também em cartaz, ví um ou outro na audiência meio que passando mal. E é pra passar mesmo!!

Sade dá uma porrada na sociedade da época (da época?), e contesta todos aqueles valores sagrados das instituições familiares, religiosas, etc. A diferença neste texto para os outros é que em Justine nos é dado a perceber a visão da vítima, esta é quem nos servirá de narradora dos infortúnios e humilhações vividos, e o narrador onisciente apenas em alguns momentos nos fala, para situar a ação ou explicar uma ou outra sanção aplicada contra a personagem.

A montagem tá valendo, o som perfeito, figurinho muito bem trabalhado, e os atores estão se superando, principalmente a protagonista. No comecinho eu até achei meio forçada, mas em dez minutos ela já incorporou a personagem, e você sente na pele as agruras da jovem nas mãos dos libertinos.

Então, é isso. Se puder ir assistir, tá valendo! Agora ciau bello, que tá noitão e eu ainda vou praticar a minha libertinagem antes de dormir!!

Fui!!

Nenhum comentário: